14 de fev. de 2009

A perseguição I

– Corre Antonio, corre que levaram o menino!
Foi assim, aos berros, que minha mãe da varanda da casa de minha avó avisou a meu pai que o guardador da rua com quem ele vivia brigando tinha sido levado por uns homens em uma Kombi.

Enquanto ele pegava a chave do carro e descia as escadas, ela ia dando mais detalhes do que tinha visto: “Era uma Kombi, Antonio, com o nome de uma associação de guardadores de carro (pois é, isso existe!), com pelo menos três pessoas dentro!”.

O mês era de Carnaval, tempo de guerra entre os “loteadores” do espaço urbano de Salvador. Deixar o carro estacionado em uma rua estratégica da Barra como a da casa de minha avó significava deixar dinheiro com esses elementos ou arriscar-se a ter o carro detonado, provavelmente por eles mesmos.

Mas voltando a vaca fria, meu pai saiu em diligência em socorro de Boca de Caçapa, como era conhecido aquele adolescente que também era um sério candidato a “elemento”. Mas até então, porém, ele se virava com uns bicos de lavador de carro para os moradores da rua.

Com o Opalão ligado, meu pai traçava a estratégia de perseguição. Primeiro imaginando qual direção os marginais tomaram:

– Pela orla eles não iriam, porque o tumulto era grande, pela passagem do Shopping Barra não fazia sentido, então só sobravam os caminhos da Avenida Centenário ou do Jardim Apipema – contou ele mesmo depois, explicando que optou pela Centenário onde como conseguiu interceptar a Kombi (o interceptar é palavra dele!).

Daí para frente o que se seguiu foi mais uma situação inacreditável em que meu pai se metia. Depois de identificar e ultrapassar carro, ele “fechou” a Kombi, parando bem na frente e fazendo com que dois dos caras descessem dispostos a tudo. Um deles carregava uma arma e foi se aproximando com cara de poucos amigos. Meu pai, por sua vez, com sua bermudinha de fim de semana e seu mocassim de passeio apressava-se em puxar uma carteira do bolso da camisa, onde guardava os documentos. Quase que esfregando na cara de um dos sujeitos, ele começou o discurso:

– Podem soltar o menino, ele é meu conhecido, meu amigo lá da rua e vocês não vão levar ele a lugar nenhum! – bradava sem medir conseqüências.

Mesmo sem ver exatamente que carteira era aquela, o elemento se conteve e baixou a guarda.

– Ele estava tumultuando na rua, não está cadastrado, não pode ficar ali.

– E quem são vocês para dizer o que ele pode ou não pode fazer, que associação é essa?! A rua é pública, as pessoas pagam impostos, não precisa de ninguém tomar conta de nada, isso chama-se exploração! E vamos acabar com isso. Desce daí Boca de Caçapa, “vumbóra”! – disse meu pai, guardando a sua carteira de reservista do Exército, mais antiga do que o rascunho da Bíblia, porém, sempre inexplicavelmente eficaz.

Os caras, agora três fora do carro, não disseram uma palavra. Ouviram meu pai argumentar que o que eles estavam fazendo contrariava a “ética até mesmo da bandidagem” e que ali, na área do prédio onde morava minha avó não tinha “esse negócio, não!”. Ele morava no local há mais de 30 anos, a rua era dos moradores e o “menino” podia ficar onde quisesse. Ele certamente não se lembrou das diversas vezes que ameaçou a criatura a sair dali sob o risco de lhe dar umas porradas pelos motivos mais simples: ficar sentado no muro do prédio, gastar muita água para lavar o carro, estar com cara de sono...

O rapaz, que na época deveria ter uns 15 ou 16 anos, desceu na Kombi sem dizer uma palavra. Assustado ainda com o que estava acontecendo, ele não se dava conta de que, no mínimo, aqueles caras estavam levando ele para lhe dar um cacete e deixá-lo sabe-se lá Deus aonde.

Meu pai, que apesar de demonstrar tanta segurança, estava como ele mesmo diria, com o cu na mão, se incumbiu de agarrar o rapaz pelo braço, colocá-lo dentro do Opalão e sair antes que os caras saíssem do estado de transe por conta da conversa de meu pai.

A salvo, de volta a rua da casa de minha avó, o rapaz desce do carro e nem pode agradecer, porque com todos ao redor dele, começa a ouvir um sermão de meu pai.

– Você estava pensando que estava indo aonde, hein? Passear, é, idiota? Como é que te mandam entrar em um carro desse jeito e você entra? "Tá" pensando que é trio-elétrico? Passa e você vai atrás?Eu vi você lá com os esses braçinhos abertos pensando que ia para uma festinha. Estava imaginando o que? Eles iam era dar fim em você, abestalhado!

– Calma, Antonio, pedia minha mãe aliviada com a volta do rapaz, assim como a minha avó, que detestava uma confusão.

– E quer saber de uma coisa, suma daqui, viu, senão eu mesmo é que vou dar um fim em você! – dizia meu pai, no fundo, no fundo, aliviado que nada de ruim tinha acontecido com o rapaz.

3 comentários:

untitled disse...

Estava com saudade de suas histórias.
Beijo enorme,
Pat

Mitsuko disse...

Depois de tanto esforço do tio, fico me perguntando se esse menino ainda está por aí... ou sucumbiu de vez a alguma outra kombi.

Unknown disse...

Boas lembranças de meu tio Antonio!